Além do filme do BOPE
recomendo a BIOGRAFIA
do famoso poeta LOPE:
A OUSADIA da POESIA
Que só cresce no meu IBOPE!!
A história retrata parte da biografia de LOPE - um dos maiores dramaturgos e poetas espanhóis e de todos os tempos - que produziu 800 peças de teatro, 12.000 poemas e 14 filhos!!!
A 1ª OUSADIA do protagonista foi trocou o certo pelo incerto ao abandonar a carreira militar espanhola pela aventura de viver da sua arte, numa época em que isso era impensável.
LIÇÕES PODEROSAS: Como criar e escrever eram seus DONS, tinha NATURALIDADE para improvisar seus poemas e OUSADIA pra desafiar os padrões limitados do contexto da época. Quebrou o paradigma vigente ao juntar drama e comédia na mesma obra, o que era contra as REGRAS do TEATRO.
Ele tem um compromisso com a sua verdade, com a sua arte e com o presente, e com a sua EMOÇÃO - muito mais do que com a sua razão -, não medindo esforços nem riscos para falar e expor o que crê e sente.
Ama tão intensamente quanto escreve, a ponto de não poder ficar sem escrever numa prisão, que é um dos maiores sinais de um verdadeiro poeta, segundo Rainer Maria Rilke, na sua obra "Cartas a um Jovem Poeta".
Mesmo para quem não é poeta, nem apreciador de literatura, o filme vale como uma lição de vida e de Coaching (treinamento individual) pela coragem do protagonista ao guiar sua vida pelos seus próprios sentimentos e não se deixa travar por interesses de terceiros. Nada impedia nem mudava a sua essência.
CINEMAttoso
o filme me impactou, por muitos dos mesmo motivos!
ResponderExcluirpor ele insistir em seguir a sua própria felicidade, o que queria, o que acreditava, ainda q td isso parecesse mt estranho as pessoas da sua sociedade.
mas a cima de tudo, por ele pensar diferente de todos e ainda sim, acreditar na sua própria verdade. Em não crer q talvez estivesse mesmo errado... Isso inspira a minha vida, como olho o mundo com outros olhos...